Pretendo, despretensiosamente, divulgar aqui ideias, pensamentos, acontecimentos, imagens, músicas, vídeos e tudo aquilo que considere interessante, sem ferir susceptibilidades.

Falando de tudo e de nada... correndo o risco de falar demais para nada!


quinta-feira, 18 de setembro de 2014

O "palito" dos Cerejais (II)

Aproveitando-se deste ambiente algo medonho para mim, o “Manel”, tratou logo de o por ainda mais feio contando-me histórias protagonizadas por homens e feras, lobos e lobisomens. Já assustado e na dúvida se tudo aquilo que ele contava eram apenas meras fantasias ou histórias verdadeiras afastei-me um pouco, olhei para o horizonte e… é quando vejo entre as árvores, numa das partes mais elevadas da encosta e recortado no céu azul impregnado de nuvens brancas, um homem muito alto, de chapéu sujo e roto, vestido com roupa imunda de cor escura e com uma arma enorme pendurada no seu ombro direito e... a dirigir-se na nossa direcção
Um calafrio glacial percorreu todo o meu corpo e todos os cabelos se retesaram como os picos de um ouriço-cacheiro. Ficámos os dois sem palavras, olhámos um para o outro e, de repente, começámos a correr com todas as nossas forças, fugindo daquela figura ameaçadora em direcção ao local onde estava o meu avô, procurando a sua protecção.
Ainda me virei uma vez para trás e foi quando a luz solar, de repente, pareceu começar a dar sinais de esbatimento, acentuando ainda mais as sombras do arvoredo e aumentar a figura sinistra que de nós se aproximava. 
O meu avô depois de entender a razão da nossa preocupação reagiu com toda a naturalidade demonstrando um sangue frio enorme e procurou acalmar-nos dizendo não haver motivo para inquietações. Mandou-nos, apesar disso, para junto da figueira que cobria o charco de água e foi peremptório ao dizer-nos: "fiquem ai quietos e caladinhos".

Entretanto, o sinistro homem chegou, abordou o meu avô e falaram baixinho por alguns minutos com toda a tranquilidade. Esses momentos foram terríveis para mim. Parecia que algo pairava no ar que destoava do ambiente puro do local, algo que, vindo de algum lugar indeterminado, penetrava nos meus sentidos e ali permanecia dando por vezes a sensação de que provinha do interior do cérebro e fazia com que ficasse cada vez mais atento ao que me rodeava.

De repente, o homem foi embora levando com ele o almoço e uma garrafa de vinho tinto que estavam destinados ao meu avô e que fora o motivo da nossa vinda aos “Cerejais”. Depois dele estar fora do nosso campo visual, questionámos o avô que respondeu simplesmente: “o homem estava sem comer há três dias e eu não gosto de ver ninguém com fome”! 

(Continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário