Pretendo, despretensiosamente, divulgar aqui ideias, pensamentos, acontecimentos, imagens, músicas, vídeos e tudo aquilo que considere interessante, sem ferir susceptibilidades.

Falando de tudo e de nada... correndo o risco de falar demais para nada!


sábado, 26 de julho de 2014

Resquícios de uma noite mal dormida...

Era para não postar mais nada antes de ir para férias mas... não posso... não consigo deixar de o fazer. E apetecia-me fazê-lo escrevendo todo o texto a negrito e com maiúsculas como que a gritar muito alto.
Tudo começou ontem quando, antes de me ir deitar, tive a triste ideia de ouvir e ver as notícias num canal de televisão. E o que vi e ouvi logo a abrir?
Mais ou menos isto:
“Temos de os matar – não só os militantes do Hamas, mas toda a população de Gaza!" Diz um soldado israelita de 22 anos, no funeral de um camarada seu, um dos 18 soldados israelitas mortos na enésima invasão de Gaza, a um correspondente do Guardian;
"Não temos escolha: se não lutarmos até ao fim, eles matam-nos";
“Muita gente foi morta porque o Hamas usa escudos humanos. Os palestinianos não têm respeito pela vida, nós é que temos”. 
Enquanto ouvia estes relatos (ao som dos mísseis) via, em simultâneo, imagens inimagináveis.
Fiz zapping, parei num outro canal e o que ouvi?
“Não há sobreviventes do voo AH 5017", diz o Presidente francês, François Hollande, que descarta também um eventual ataque.
De seguida, ouço a história de uma detenção no âmbito de um caso com mais de dois anos, e que veio ontem amplamente relatada na imprensa escrita, o Monte Branco, que ficou à espera quer da falência de mais um banco que todos vamos pagar, quer da perda de poder do detido.
E penso: a nossa Justiça está a ficar "corajosa" tendo em conta  que o poder legislativo sempre esteve em mãos amigas de delinquências várias, entre elas a fiscal e a banqueira. Querem exemplos? Deixo apenas dois, para não alongar demasiado o texto: Armando Vara e Dias Loureiro.
Mais para o final, e já num tom mais divertido, ouço: “Espírito Santo detido no aniversário de Jesus”, o que me levou a pensar naquela frase que anda por aí no facebook: “na catequese falaram-me do Espírito Santo. Só não me ensinaram… os negócios!"
Ainda na parte do futebol ouço, mais ou menos :-)isto a propósito da 12ª aquisição do Benfica nesta pré-época, o jogador Bebé, que vem do Manchester City, para satisfação do seu treinador Jorge Jesus: “Jesus vai dar à Luz um Bebé”. Está lindo está!!!
 Voltei ao canal inicial e... continuam as desgraças.  
“Já está! A Guiné Equatorial, uma das ditaduras mais ferozes e um dos estados mais corruptos de todo o mundo, foi aceite pelo consenso dos seus pares na CPLP. A Comunidade de Países de Ladrões dos seus Povos substitui definitivamente a Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Pedro Passos Coelho, que juntou o seu aplauso à aclamação do ditador Teodoro Obiang, justificou-se dizendo que Portugal ficaria isolado caso se opusesse à inclusão na CPLP de um país que nem sequer fala português e onde os direitos humanos são violados todos os dias, por mais que Cavaco Silva divague em sentido contrário”.
E ainda, para terminar em beleza: “A Assembleia da República irá aprovar sexta-feira, apenas com os votos dos partidos que sustentam o Governo, PSD e CDS-PP, a reintrodução dos cortes entre 3,5% e 10% nos salários do sector público acima dos 1.500 euros”.

É claro que tudo isto tira o sono a qualquer mortal. E como nunca mais dormia deu-me para rever mentalmente um pouco da nossa história. E pensei: Caramba! Nós somos o povo da Europa que tem os genes mais antigos, talvez porque todos se abrigaram aqui à beira mar, neste cantinho protegido, sei lá. Afinal fomos nós que demos mundos ao mundo! Mas, e há sempre um mas, nós – portugueses - toda a vida soubemos(?) roubar e traficar, por isso é que agora estamos na miséria, porque os outros tornaram-se mais espertos do que nós e agora já há pouco para roubar. O dinheiro em circulação já não tem reservas que lhe dêem valor. E até se compram títulos na bolsa, sem dinheiro, só para fazer baixar as cotações, e depois sobem por um bocadinho, torna-se a vender e faz-se uma fortuna, sem haver um tostão no meio. E o ciclo continua...

Nota final: 
Como podem comprovar estou mesmo a precisar de férias . 
Por isso não se admirem que o blogue fique sem qualquer actividade durante uns dias. Não sentirão a minha falta. Fiquem bem, pensem em pôr os pés nos pedais ou no passadiço, deixem os cabelos (quem os tiver) na brisa a esvoaçar e façam uns bons mergulhos na água fresca do mar.

Sem comentários:

Enviar um comentário