Pretendo, despretensiosamente, divulgar aqui ideias, pensamentos, acontecimentos, imagens, músicas, vídeos e tudo aquilo que considere interessante, sem ferir susceptibilidades.

Falando de tudo e de nada... correndo o risco de falar demais para nada!


sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Reflexões nestes dias de pasmaceira...

Dias e dias de chuva ininterrupta e eu aqui encurralado entre as quatro paredes do escritório. Há semanas e semanas que é assim. Vou matando o meu tempo entre leituras, pesquisa de notícias on line, xadrez no Yahoo games, un coup d'yeux pelas redes sociais e alimentando o meu blogue neste ambiente propício a grandes reflexões e a pequenas introspecções. Digo pequenas porque as sinapses dos poucos neurónios que me restam já são feitas com pouca actividade e a pequenas rotações.
No entanto, desde que me aposentei em Julho do ano passado, estou mais dado a estes momentos de auto-análise e com a necessidade de procurar incessantemente por um objectivo que abrande este isolamento que me oprime de mansinho e que dê um sentido para o resto da minha vida. Não há nada pior do que sentir-me desnecessário, descartável ou um inútil.
Agora, só saio de casa para ir ao supermercado ou para comprar jornais e acabo por passar sempre pelos mesmos sítios, ver as mesmas pessoas, um olá e pouco mais e instintivamente regresso à minha toca, onde ninguém me enfada nem aborrece com palavras de circunstância ou com conversas banais. Felizmente, e para amenizar um pouco tudo isto, tenho um grupo de amigos com quem tomo café às quartas-feiras e vou, de vez em quando, dando umas passeatas gastronómicas por todo o Norte e Centro de Portugal.
Voltando ao tempo. Este tempo de chuva e vento. Já é demais! Não vejo o dia em que possa regressar às minhas corridinhas no passadiço à beira-mar, ou dar umas voltas de bicicleta, sem pressa, a apreciar a paisagem, os sons e os aromas da natureza, parar num local mais elevado e ficar em êxtase com o olhar perdido no infinito ou na linha que separa o mar do céu, enquanto as gaivotas esvoaçam à minha volta.
Tenho saudades de chegar ao fim do dia cansado mas feliz e com a cabeça limpa de tanta bagunça que aqui se acumula nestes dias de pasmaceira.

Assim, não há outro remédio que não seja aguentar e aguardar melhores dias, mesmo com as negras perspectivas de ver a magra pensão ainda mais esbulhada por essa cambada de biltres que outra coisa não faz senão ir ao bolso daqueles que, como eu, não têm  fuga possível.

4 comentários:

  1. Lindo, só falta.......... a verdura, o vento, o cheiro e o ar puro TRANSMONTANO. Infelizmente, tenho a certeza, que a bicicleta (para os dias de sol) não é uma "pasteleira" igual a uma outra que eu tive o privilégio de receber em Sta comba há uns anitos atrás (sem perinha nem "descapotável"). 1 abraço.
    MAFreire

    ResponderEliminar
  2. É verdade que faz falta esse ar puro de Trás-os-Montes mas também gosto muito do mar e de tudo o que o rodeia, como aliás tenho deixado aqui bem expresso. A bicicleta é também uma "pasteleira" (não sou um profissional) mas um pouco mais leve e moderna.
    Os tempos é que são, de facto, outros :-( É o relógio! Este maldito relógio sempre a comandar o tempo... e a fazer andar os minutos, as horas, os dias, os anos e... as décadas. E afastar-nos daí e do tempo em subíamos essas escadas de granito até à varanda de tua casa, onde bem refastelados degustávamos essas iguarias que a Céu nos punha na mesa. Tudo isto enquanto o relógio (lá está!) da Igreja de Sta Comba nos ia indicando as horas. Entretanto, tu só abrias as garrafas e gozavas connosco e com a nossa "aventura"... Belos tempos! Um abraço nostálgico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bonito, sentido e (ainda por cima)...sincero. Com o " o relógio (lá está!) da Igreja " fizeste, e justo, uma também homenagem aquele grande PORTISTA, Pôncio Monteiro (ninguém como ele pronunciava tão bem essa...expressão).
      Nota- O som "diabólico" do relógio a imitar, duma forma "foleira" o sino, já desapareceu (GRAÇAS A DEUS) à muito.

      Eliminar
    2. É pena que os efeitos diabólicos :-) (área capilar reduzida e malhada de branco, as rugas e uns neurónios a menos) que o tempo nos trás (a mim sobretudo), não desapareçam também...
      O Pôncio Monteiro APESAR de ser portista também tinha as suas virtudes eh eh eh ... era transmontano e muito brincalhão, por exemplo. Um abraço

      Eliminar