Pretendo, despretensiosamente, divulgar aqui ideias, pensamentos, acontecimentos, imagens, músicas, vídeos e tudo aquilo que considere interessante, sem ferir susceptibilidades.

Falando de tudo e de nada... correndo o risco de falar demais para nada!


domingo, 3 de novembro de 2013

Os diplomas de doutor-burro...

"Numa aldeia para os lados de Bragança havia um lavrador rico que resolveu mandar um filho estudar. Queria que fosse doutor. O rapaz foi então para Coimbra, e levou com ele um cavalo e um criado. Só que o tempo foi passando, e o rapaz, em vez de estudar, passava os dias na vadiagem, com o criado a fazer-lhe todos os améns. A data altura, como já tinha passado o tempo bastante para ser doutor, o pai mandou-o regressar à sua terra, dizendo que não se esquecesse de trazer o diploma. O rapaz dirige-se então ao reitor, e diz-lhe que o pai o tinha mandado ir para a terra, e que levasse o diploma. O reitor que lho desse, portanto. O reitor sim senhor. Lá lhe passou o diploma. O rapaz ficou todo contente, pegou no cavalo e no criado, e preparou-se para seguir viagem. Só que, quando ia a sair de Coimbra, diz-lhe o criado:
– Ó menino, estou aqui a matutar numa coisa, e tenho que lha dizer…!
– Então diz, rapaz, fala à vontade!

– Quando o menino veio pra cá pra ser doutor, eu vim também. O que o menino fez, eu também fiz. E então não acha justo que, se o menino leva um diploma, eu também deveria levar um?

O rapaz pôs-se a pensar, e teve de dar razão ao criado. Voltaram então para trás, e lá foi ele outra vez bater à porta do reitor a pedir um diploma também para o criado. Expôs-lhe as razões, e o reitor, claro, não disse que não. Deu-lhe também o diploma. Depois, já no caminho, como a obtenção dos diplomas tinha sido tão fácil, o criado diz ao patrão: 
– Ó menino, se pensarmos bem, o que nós os dois fizemos também fez o cavalo. Acompanhou-nos sempre. E acha justo agora nós levarmos um diploma cada um, e ele ir sem nenhum? 
– Pensando bem... – diz o patrão. E volta então atrás a pedir mais um diploma ao reitor. Lá lhe voltou a expor as mesmas razões, e o reitor até concordou com ele. 
– Eu o diploma, até lho dava, só que não posso. Não tenho mais. Acabaram-se.
Mas o rapaz insistiu: 
– Ó senhor reitor, e não tem ao menos um diploma de doutor-burro? Ainda que ele seja um cavalo, estou certo que não se há de importar…!
E diz-lhe então o reitor:
– Ó homem, não insista. Os dois últimos diplomas de doutor-burro que tinha já foram os que lhe dei!!!"

(PARAFITA, A. – Antologia de Contos Populares, Vol. 2, Lisboa, Plátano Editora, 2002)

Nota: O Sócrates é transmontano, o Vara também!!! Será que... ??

Sem comentários:

Enviar um comentário