Pretendo, despretensiosamente, divulgar aqui ideias, pensamentos, acontecimentos, imagens, músicas, vídeos e tudo aquilo que considere interessante, sem ferir susceptibilidades.

Falando de tudo e de nada... correndo o risco de falar demais para nada!


terça-feira, 13 de novembro de 2012

O Alzheimer do Governo Alemão (II)

6. Qual foi a reacção da direita parlamentar alemã aos actuais problemas financeiros da Grécia? Segundo esta, a Grécia devia considerar vender terras, edifícios históricos e objectos de arte para reduzir a sua dívida. 
Além de tomar as medidas de austeridade impostas, como cortes no sector público e congelamento de pensões, os gregos deviam vender algumas ilhas, defenderam dois destacados elementos da CDU, Josef Schlarmann e Frank Schaeffler, do partido da chanceler Merkel. Os dois responsáveis chegaram a alvitrar que o Partenon e algumas ilhas gregas no Egeu fossem vendidas para evitar a bancarrota. "Os que estão insolventes devem vender o que possuem para pagar aos seus credores", disseram ao jornal "Bild". 

7. Depois disso, surgiu no seio do executivo a ideia peregrina de pôr um comissário europeu a fiscalizar permanentemente as contas gregas em Atenas.

8. Não é nenhum estrangeiro, mas um historiador e economista alemão, Albrecht Ritschl, da London School of Economics, que vem pôr os pontos nos ii. Numa recente entrevista à "Spiegel" Ritschl recordou que a Alemanha foi o pior país devedor do século XX. Diz mesmo que a insolvência germânica dos anos 30 faz a dívida grega de hoje parecer insignificante. "No século xx, a Alemanha foi responsável pela maior bancarrota de que há memória", afirmou. "Foi apenas graças aos Estados Unidos, que injectaram quantias enormes de dinheiro após a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, que a Alemanha se tornou financeiramente estável e hoje detém o estatuto de locomotiva da Europa. Esse facto, lamentavelmente, parece esquecido", sublinha Ritsch. E recorda o que toda a gente sabe mas que nunca é demais salientar: que foi a Alemanha que desencadeou duas guerras mundiais, que a segunda foi sobretudo uma guerra de aniquilação e extermínio, e que depois os seus inimigos perdoaram-lhe ou, pelo menos, foram muito compreensivos e flexíveis no que toca ao pagamento das reparações de guerra. 

9. A Grécia não esquece que a Alemanha deve a sua prosperidade económica a outros países. Por isso, alguns parlamentares gregos sugerem que seja feita a contabilidade das dívidas alemãs à Grécia para que destas se desconte o que a Grécia deve actualmente.

10. O vídeo que os principais canais de televisão alemães se recusaram a exibir:

Sem comentários:

Enviar um comentário