Pretendo, despretensiosamente, divulgar aqui ideias, pensamentos, acontecimentos, imagens, músicas, vídeos e tudo aquilo que considere interessante, sem ferir susceptibilidades.

Falando de tudo e de nada... correndo o risco de falar demais para nada!


sábado, 30 de junho de 2012

Ponte de Lima

Na passada quarta feira, 27 de Junho de 2012, fomos passar o dia a Ponte de Lima.
Gostamos de lá ir para convivermos com os amigos e porque é uma vila pacata, muito bonita e apelativa.
De facto, a beleza da sua arquitectura medieval e área envolvente com o rio, a ponte, as margens verdejantes e, claro está, a sua típica gastronomia :-), são motivos mais do que suficientes para aí nos deslocarmos com relativa frequência.
Desta vez, o primeiro destino até era o restaurante Casa Borges, na Correlhã, que fica a poucos quilómetros de Ponte de Lima. Só que, aí chegados, batemos com o "nariz na porta" pois estava encerrado para férias do pessoal. Seguimos então para a vila e fomos ao restaurante Parisiense, que fica no passeio 25 de Abril, mesmo em frente ao Rio Lima e muito próximo da Ponte que deu o nome a esta bela terra.
A ementa, como não podia deixar de ser, foi um dos ex-libris da gastronomia da região o Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima, acompanhado com um bom vinho verde tinto. Estava uma delícia e comemos tanto que já não houve espaço para o leite-creme que é também uma das imagens de marca do restaurante.
Após o almoço fomos passear para as ruas estreitas da vila para ajudar a fazer a digestão, ao mesmo tempo que íamos tirando umas fotografias e "arejávamos" alguns euros com uma compra ou outra.
Até que numa das ruas do centro histórico nos deparámos com a tasquinha “Os Telhadinhos” e um dos nossos amigos, que entretanto tinha parado à porta a ler a célebre ementa onde todos os seus pratos têm nomes picantes, perguntou bem alto e na brincadeira: quem quer uma “fodinha quente”?
- Só se for acompanhado com uma “putinha”, diz outro que o acompanhava na leitura.
Depois da gargalhada geral e dos olhares fulminantes das mulheres viemos a saber pela proprietária do restaurante Dª Márcia que as “fodinhas quentes" são pataniscas de bacalhau com muita salsa traçadinha e cebola picadinha, entre outros ingredientes que não quis dizer. E a "putinha" é uma tigelinha de vinho verde tinto de lavrador!

Aqui fica a ementa (Cardápio da Márcia) ao vosso dispor!

Quanto a nós ficou tudo combinado! Mas só para a hora do lanche :-))
 

Sem comentários:

Enviar um comentário